Este roteiro é repleto de atrativos naturais, históricos e também gastronômicos e culturais. A paisagem é bem variada, alternando entre altos de serras a planaltos ou vales de rios. A Mata Atlântica é bem preservada, mesclada com florestas de imponentes e belas araucárias. A natureza se mostra presente também na grande concentração de nascentes e cachoeiras, como as da Rota das Cachoeiras, uma incrível sequência de 14 quedas em menos de 3km.
Há ainda outros grandes atrativos naturais, entre eles o Morro da Igreja, que se destaca à grande distância e possui um paredão de pedra onde os escaladores praticam o rapel (um dos maiores do Brasil, com 245m), e os Campos do Quiriri, uma área de preservação que pode ser conhecida a partir do Circuito e de onde, em dias claros, avista-se todo o litoral norte de Santa Catarina.
A Estrada Dona Francisca é um dos destaques da parte histórica. O circuito passa por vários trechos do traçado original da estrada, construida por volta de 1865. Outro ponto de interesse histórico é a ferrovia construída em 1913, que se encontra ainda em funcionamento, e era parte da Estrada de Ferro que ligava São Paulo ao Rio Grande do Sul. Os trilhos serpenteiam as serras e cruzam o circuito diversas vezes.
No aspecto cultural, está muito presente a influência alemã, polonesa e italiana, notável principalmente nos costumes e tradições, como as festas locais(onde não falta chope e danças folclóricas), a comida(com deliciosos cafés coloniais), os tipos de construções e os traços físicos de sua gente, Também marcaram presença na região os imigrantes espanhóis, trechos, austríacos e portugueses, entre outros.
Ao longo do Circuito encontram-se pequenos museus com peças e artefatos, principalmente rurais, trazidos ou fabricados pelos primeiros colonizadores. As quatro cidades, São Bento do Sul, Corupá, Campo Alegre e Rio Negrinho, possuem vários prédios históricos bem conservados, muitos deles funcionando como órgãos públicos.
Interpretação dos Mapas, Gráficos e Grau de Dificuldade
A cada dia, leia os textos, estude os mapas e os gráficos de altimetria, para poder planejar sua pedalada. Mapas e gráficos altimétricos estão em escala e podem ser utilizados com a comparação entre um trecho e outro. A "ascensão total" dá a soma de todos os desníveis subidos a cada trecho (refere-se ao total de metros ganhos em altitude e não à quilometragem rodada). Os graus de dificuldade física e técnica foram classificados tendo-se como referência um indivíduo não sedentário e não atleta, e que possua nível básico em técnicas de condução da bicicleta (não iniciante). Some os níveis de dificuldade quando for fazer dois trechos num dia só. Para poder seguir as planilhas com exatidão é importante estar com o odômetro bem aferido porem o Circuito é todo alto guiado com 242 placas de sinalização no tamanho de 60x80cm e mais de 130 placas complementares no tamanho A4 com setas amarelas.
Etapas do Circuito
O Circuito está dividido em 9 trechos, que são uma referência dos locais onde há possibilidade de pernoite. Assim, os trechos não correspondem a cada dia de pedalada, há trechos com 13km e outros com 42km. Portanto não há neste circuito etapas fixas, ou um número fixo de dias para percorrê-lo. Há várias opções de hospedagem, permitindo que cada cicloturista determine em quantos dias vai fazer o percurso e em que ritmo vai fazer sua viagem. O ritmo e interesses de cada um é que vão determinar onde serão seus pontos de pernoite. A sugestão é sempre fazer no maior número de dias possível, pois, desta maneira, poderá aproveitar melhor a região e ter mais tempo e calma para desfrutar a viagem. Após solicitar seu kit dentro da sua área de cadastro é possível simular várias opções de viagem é só entrar em sua conta e buscar por “ Cicloturismo, rotas”. Levando em conta que quanto menor o número de dias, mais difícil ficará a viagem.
Características das Estradas
O Circuito passa, quase em sua totalidade, por estradas de pedras grandes ou erosões e com colocação de cascalho (ou macadame, como é chamado na região). Como em qualquer estrada de terra, a dificuldade será maior se houver obras de manutenção em alguma parte, ou em caso de muita chuva.
Grau de Dificuldade do Circuito
Não é um roteiro fácil, portanto não é recomendado para ser uma estreia no cicloturismo. O nível de dificuldade física é alto por causa das subidas, que são bem fortes. Observe a classificação da dificuldade física que consta em cada trecho e sua ascensão total. Além disso, alguns trechos são bastante isolados, o que requer experiência e autossuficiência em termos de mecânica, equipamentos e alimentação.
Bicicletarias
Por ser a prática do mountain bike bastante difundida na região, encontram-se boas opções de bicicletarias nas cidades de São Bento do Sul, Corupá, Rio Negrinho e Campo Alegre.
Todas podem ser consultas dentro do Site ou entrando em contato com a nossa Equipe de Apoio no WhatsApp 47 99949-0248
Translado de bagagens
O circuito conta com este serviço e os operadores podem ser consultas dentro do Site ou entrando em contato com a nossa Equipe de Apoio no WhatsApp 47 99949-0248
Pontos de Apoio
Os locais mais povoados estão onde o percurso é mais plano, as partes mais isoladas em geral são as serras. Sempre que estiver num trecho plano, será maior a possibilidade de passar por bairros, moradores e mercadinhos. Como muitas pousadas são na área rural, planeje-se para comprar o que precisa nas cidades.
Reservas e Agendamentos
Todas as pousadas e demais estabelecimentos rurais (como os cafés coloniais, restaurantes e outros) necessitam de agendamento prévio, pois só funcionam conforme a demanda. Se você não fizer a reserva, é grande a chance de encontrar o estabelecimento fechado ou não preparado para recebê-lo. No site www.circuitodasaraucarias.com.br você encontra os contatos para realizar seu agendamento prévio.
Clima
Pode ser negativo no inverno e chegar a 40 no verão. As chuvas são distribuídas ao longo do ano, com menor concentração no inverno.
Dicas
Acostume-se a olhar a paisagem e não só para o chão, ou muitos visuais e detalhes passarão despercebidos. Ao observar o gráfico altimétrico e analisar um percurso que parece plano, não se engane; muitas vezes temos subidas fortes, que por serem curtas não aparecem no gráfico e que, no final do dia, resultam num forte cansaço.
Não leve peso nas costas, o que é extremamente desconfortável. Programe-se para chegar a Rio Negrinho de modo a poder fazer o passeio de Maria Fumaça, consulte as datas no site https://passeiosdetrem.com.br . Se tiver pouco tempo, somente um feriado por exemplo, faça só uma parte do Circuito e deixe o restante para completar em outra ocasião.
Cuidados Especiais
Atenção ao cruzar as rodovias.
Atenção ao cruzar as linhas do trem. O Circuito cruza a estrada de ferro várias vezes. Esta é uma estrada de ferro ainda ativa, com trens de carga.
Evite acidentes, ande sempre em baixa velocidade, principalmente nas descidas íngremes.
Respeite as leis de trânsito. Nunca ande na contramão (mesmo nas estradas de terra) e sempre dê preferência aos pedestres.
Utilize os equipamentos de segurança para ciclistas: capacete, óculos e luvas. Também é recomendável utilizar calçado fechado e camiseta de manga curta ou longa.
Hidrate-se e alimente-se bem durante o dia todo.
Evite pedalar à noite.
O que levar
O ideal para uma viagem como esta é que o peso total da bagagem fique no máximo entre 10kg e 12kg. Não são necessários saco de dormir, isolante térmico, roupa de cama, toalha e barraca. Sempre acomode todos os pertences em sacos plásticos para evitar que se molhem. Adapte a bagagem de modo que seja fácil de colocá-la e tirá-la da bicicleta, pois todas as noites será necessário tirar toda a bagagem e recolocar na manhã seguinte. O ideal é utilizar alforjes (bolsas laterais colocadas no bagageiro), que sejam de fácil fixação.
Sugestão de lista de bagagem
Roupas (1,5 kg)
2 bermudas tipo ciclista, 3 pares de meia de pedalar, uma calça de tactel,1 jaqueta corta vento, 1 boné ou chapéu, 3 camisetas manga curta (1 de algodão e 2 sintéticas), 1 camiseta manga longa, 1 anorak ou jaqueta corta vento.
Para o frio (1kg)
1 par de meia de frio, 1 calça de fleece, 1 agasalho de fleece, 1 colete, cachecol ou bandana, ceroula, luva e gorro.
Calçados (1,25kg)
1 sapatilha ou tênis de pedalar, 1 tênis ou bota extra, e 1 chinelo.
Kit de Higiene (600g)
Sabonete (pequeno), shampoo, condicionador e creme hidratante (acondicionados em embalagens pequenas), pente, escova, cortador de unha, escova e pasta de dente (pequenas), fio dental, papel higiênico, toalha pequena tipo "packtowel" (se for entrar em cachoeiras). Proteção solar (200g) filtro solar, protetor labial e repelente.
Kit de Ferramentas (900g)
Jogo de chaves Allen, kit de reparo de câmera, bomba de ar, câmera reserva, chave de fenda, alicate de bico, chave de corrente, chave de raios, chave de boca regulável, canivete, lubrificante, raios extras, sapatas ou pastilhas de freio, gancheira, pano e escovinha para limpeza. Caso sua bicicleta necessite de ferramentas e peças de reposição específicas, leve-as também. Ao final de cada trecho possui uma caixa com itens emergenciais para conserto básico da bicicleta " Kit Demarchis".
Kit de Primeiros Socorros (400g)
Faixa de crepe, esparadrapo, micropore, gaze, algodão, band-aid, água oxigenada, agulha, pinça, termômetro, analgésico, anti-histamínico, sal de frutas, pastilhas para garganta, colírio, sal e açúcar, soro de reidratação em pó, isqueiro.
Equipamentos (500g)
Celular, máquina fotográfica, farol e pisca, Gps (opcional), cabos e carregadores.
Outros(500g)
Capa de chuva, sacos plásticos, recipientes para água (garrafas pet), tranca, extensor, canivete, mapas e caderneta de anotações.
Alimentação
Leve frutas secas, castanhas, barrinhas de cereais e lanches para comer durante a pedalada. O ideal é comer um pouco a cada hora.
Bicicleta
O tipo mais indicado é a moutain bike, de preferência equipada com uma relação de marchas, bem leve, ideal para as subidas (maior catraca com 34 dentes e coroa menor 22 dentes). Os pneus devem ter cravos, para uso na terra. Faça uma revisão completa na bicicleta antes de viajar.
Adaptações:
Odômetro (ciclocomputador) para poder seguir as planilhas.
Bagageiro traseiro para acomodar os alforjes (par de bolsas laterais).
Bolsa de guidão com porta-mapa.
Caramanholas (garrafinhas de água adaptadas no quadro), ou se preferir utilize uma mochila de hidratação.
Aferindo o Odômetro
A calibração do ciclocomputador deve ser bem feita. Técnicas como medir o perímetro do pneu diretamente com a trena ou inserir o número a partir das tabelas do manual do aparelho dão uma aproximação, mas não a precisão suficiente para acompanhar as planilhas.
Como fazer para Realizar o Circuito:
Para realizar o circuito é necessário acessar a Área de Cadastro em nosso site e Solicitar o Kit composto por: " Cartilha de Navegação, Passaporte e brinde" custo do Kit R$25,00 e ao concluir o circuito você receberá a certificação.
Ao longo dos 270km você deverá registrar sua passagem sendo no formato digital através do site acessando seu cadastro e fazendo os check in ou pegando os selos nos pontos de carimbo conforme informado em nosso site.
ATENÇÃO:
O kit deve ser solicitado na área de cadastro, sem o kit não é possível receber o certificado ou realizar o circuito. A certificação somente será entregue ao final do circuito e as informações de retirada são enviadas via whatsapp após a aquisição do mesmo.
A certificação digital será emitida via área de cadastro com todos os check in realizados ou a validação poderá ser solicitada via whatsapp 47 99949-0248
A certificação impressa será retirada no Hotel Lefel. "Não enviamos a certificação posterior a conclusão"