Edificação de planta retangular, térrea, construída em alvenaria auto-portante rebocada. Possui cobertura em duas águas, com cumeeira paralela aos trilhos. Cimalhas em frisos arrematam os frontões formados pela cobertura nas fachadas laterais, repousando sobre os capitéis das pilastras dos cunhais. Estes frontões recebem na sua base, em alto relevo, o nome da localidade. A proteção para a área externa se dá pela extensão de uma das águas do telhado, sustentada por mãos francesas. Nas laterais, lambrequins em madeira fecham a área triangular superior.
A Rede de Viação do PR-SC, construída entre 1910-13, foi a única rede ferroviária a ter ligação com as ferrovias de rede nacional e considerada estrategicamente a mais importante do estado. A Estação Rio Natal era ponto de abastecimento obrigatório das locomotivas a vapor que ali se abasteciam de lenha e água para seguir em direção a Rio Vermelho ou Corupá.
Fonte: Prefeitura Municipal.
Esfera do tombamento | FCC (Estadual) e IPHAN (Federal - Patrimônio Ferroviário) |
Endereço | Acesso pela Estrada de Rio Natal, s/no |
Processo de Tombamento | P.T. no: 066/93 |
Ato de Tombamento | Decreto no 2.980, de 24 de junho de 1998. / Lei nº 11.483/07 e Portaria IPHAN nº 407/2010 |
Proteção | Entorno de 50 metros |