A rede de Viação do Paraná – Santa Catarina foi a única rede ferroviária catarinense a ter ligação com as demais ferrovias da rede nacional. Fato que a levou a ser considerada a mais importante para o estado, estrategicamente. Construída entre 1910 e 1913, representava a única opção de transporte confiável na região, hoje deve ser reconhecida como importante patrimônio da região. Foi construída no início do século e ainda encontra-se preservada, mantendo nossa história.
Edificação de planta retangular, térrea, construída em alvenaria auto-portante rebocada. Sua grande face longitudinal estende-se paralelamente aos trilhos. Possui cobertura em duas águas, conformado nas laterais da edificação pequenos frontões delineados por cimalhas, com óculos próximo aos vértices . Sob a base dos frontões, em alto relevo, encontra-se o nome da localidade. A proteção para a área externa se dá pela extensão de uma das águas do telhado, sustentadas por mãos francesas de estrutura metálica treliçada. As aberturas possuem verga em arco pleno e requadros em massa, com exceção de uma porta (do setor de cargas) e duas janelas, dotadas de verga reta.
Fonte: Processo de Tombamento.
Esfera do tombamento | FCC (Estadual) |
Endereço | Rua dos Ferroviários, s/no |
Processo de Tombamento | P.T. no: 065/93 |
Ato de Tombamento | Decreto no 2.980, de 24 de junho de 1998. |
Proteção | Entorno de 50 metros |